NOSSO HISTÓRICO

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

“Per astra ad astra”(às dificuldades os astros), com essa frase foi criado o Centro de Estudos Médicos da Força Pública (CEM), em 26.03.51, sob a Presidência do Maj. Médico Dr. Antônio Eugênio Longo.

Naquele tempo, as atividades do CEM iniciaram-se com reuniões científicas, às quarta-feiras, às 10:30 hs, no quarto do médico de dia na Jorge Miranda, transformado em sala de aula para a instrução dos enfermeiros. Estavam sempre presentes, além do Presidente o Dr. Flerts Nebó, o Dr. Marco Aurélio Cidade e o médico civil Dr. Gilberto Junqueira. Pouco a pouco os demais colegas começaram a comparecer.

O CEM, por ocasião do 70º aniversário do HM, com o auxílio do Governador Carvalho Pinto e o Consulado da Espanha, realizou um Congresso Internacional com a presença dos médicos espanhóis o Prof. Luis Sans Solá e o Prof. Juan B. Espuña, além de todos os oficiais de saúde da Corporação. Esse congresso durou todo o mês de setembro de 1962 e foi criada a Medalha de Defesa da Saúde.

De passado glorioso o CEM foi relegado ao esquecimento por quase tres décadas quando, por iniciativa do Dr. Amilton Menezes e do Dr. Sanson Henrique Bromberg, resurgiu das cinzas. Na cerimônia da reativação, na ADPM, estavam presentes todos os oficiais de saúde, a cúpula da Corporação e com a ilústre presença do mestre o Prof. Eurípides de Jesus Zerbini, que nos honrou com uma palestra sobre Fundações. Em seguida foi dada a posse à diretoria sob a presidência do Dr. Sanson Henrique Bromberg.

Após a gestão do Dr. Sanson foram eleitos como Presidentes o Dr. Amilton Menezes e em seguida o Dr. Luiz Carlos Miranda Rocha e, o CEM foi transformado em Centro de Estudos do Sistema de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CESS), tendo participação fundamental na organização do Congresso comemorativo do Centenário do Centro Médico, reeditando a Medalha de Defesa de Saúde e publicando uma revista alusiva ao festejos.

Por sugestão do então Comandante Geral Cel. Lisboa, o CESS foi transformado em Associação dos Oficiais de Saúde (AOS), através de uma Assembléia realizada em 26.03.97, portanto 46 anos após a fundação do CEM, ocupando a Presidência o Dr. Luiz Carlos Miranda Rocha. Em seguida foram eleitos presidentes o Dr. José Carlos Queiroz, o Dr. Lucio Tadeu Figueiredo, o Dr. Noel de Souza Diniz Jr, o Dr. José Ferreira Marcos, o Dr. Arsênio Caldeira Baptista Júnior, Dr. Lucio Tadeu Figueiredo, Dr. Helio Mitsuru Iha, Dr. José Ferreira Marcos, Dr. Gilberto  Jorge Curi e  atualmente Dr. Osvaldo Cirilo da Silva.

Atualmente a AOS funciona em sede própria aquirida durante a gestão do Dr. Lucio tadeu Figueiredo e tem como bandeira a defesa dos interesses dos sócios além das atividades sociais e científicas.


Rua Conselheiro Saraiva, 306 - Conj. 74 - Santana - São Paulo / SP - CEP 02037-020

Contatos

Fones: (11) 2281-7648

E-mail: aos@aos.org.br

Siga-nos!